sexta-feira, 24 de julho de 2009

Dadores de Sangue.

Não há palavras para descrever como me sinto perante o facto de os homossexuais não poderem doar sangue porque são, and I quote "um grupo de risco". Isto é errado a tantos níveis e tão grave, que não cabe aqui dizer o que eu acho.
...mas, o que cabe aqui é uma reflexão sobre como é que se vai saber se os dadores são homossexuais.
Há uma enzima que surge no sangue, quando um sujeito tem uma relação com outro homem? E, alias, basta ser homossexual, ou é preciso ter uma relação activa?
Se não há uma enzima, como se faz? Não, a sério. Deixo estas perguntas no ar.

2 comentários:

ficções disse...

...é assim!

O Coordenador Nacional para a Infecção VIH/sida disse hoje que "não há razões" para excluir qualquer grupo de pessoas da doação de sangue e lembrou que actualmente já não existem grupos de risco, uma vez que os homossexuais não têm uma taxa de HIV superior aos heterossexuais

MAS INTERPELADO PELO BE:

O ministério (da Saúde) garante que tal "necessidade" não significa uma discriminação em função da orientação sexual, mas "unicamente" um controlo sobre os comportamentos de risco dos dadores, "o que se comprova pela circunstância de os homossexuais do sexo feminino poderem ser aceites como tal".

in VISÂO em 17/7

Júlia disse...

Todo o sangue que entra num banco de sangue é triado. Sem excepções. Como tal, e como os bancos de sangue têm carência de alguns tipos de sangue em específico (A+, por exemplo), não há razão para pôr de parte possíveis dadores por eventuais comportamentos de risco. Apesar da minha total incredibilidade na notícia, depois de ter ouvido um responsável do Banco Nacional de Sangue falar em grupos de risco na televisão (atitude condenável de perpetuação de estereótipos por parte de um profissional de saúde) , só posso rejubilar por não ser esta a política do BNS.